Beleza André!

Olha só, algumas informações sobre o bug do painel do gnome...

Bom eu trabalho com TI e lá na empresa personalizamos a distro do ubuntu 10.04
para realizarmos a migração pro mesmo, percebemos q após realizarmos algumas
atualizações de pacotes o painel ficava desconfigurado, pois bem eu mesmo tive
esse problema em meu notebook com ubuntu 10.04, tenho compiz ativado no modo
normal (nunca alterei isso) e uso o tema ambiance e depois de uma dessas
atualizações percebi q ao iniciar o sistema quando demorava a iniciar carregava
o menu desconfigurado, porém isso não acontecia sempre... então um dia desses
resolvi remover alguns kernels antigos e pra minha surpresa o tal bug do painel
não mais ocorreu.

removi os kernels:
2.6.32-21-generic
2.6.32-22-generic
2.6.32-23-generic
2.6.32-24-generic

e no momento estou usando o 2.6.32-25-generic e não observei mais o bug...

Espero ter contribuído na discussão!

Rodrigo Melo