Amigo, quando vai para resolver clicando aqui ou ali já não é comigo.

Tenta fazer assim no terminal como root

ifconfig
 - se tua placa não aparecer pode parar, se nao. procure a rede sem fio

iwlist scanning
veja se acha a rede desejada, encontrando,  entre na mesma assim

iwconfig ethx mode managed channel x key restricted s:'senha de rede' essid
'nome_da_rede'

onde ethx é a sua´placa de rede

channel x é o canal podendo ser de 1 a 11 dependendo da sua configuração

nada é falado de wep,wpa pois quem gerencia isto é o sistema operacional
juntamente com a placa.

se nao funcionar, sinto muito :-)

Ricardo Stock
ricardost...@bol.com.br