Oi,

Você atualizou o Ubuntu ou fez uma nova instalação mantendo a home?
Se sim, pode ser que você tinha a configuração do applet, mas não o tem
instalado.
Tenta instalar o applet ou, se já estiver instalado, readicioná-lo ao painel
clicando nele (no painel) e selecionando "Add to Panel" ou o equivalente em
português. Daí você seleciona o applet que tem essa função que você deseja e
adiciona.

Espero ter ajudado,
Jorgeluis.