Conforme você sugeriu...

Voltei o pidgin com a versão dos repositórios.
Apaguei a pasta de configuração .purple dentro do ~

executei o mesmo pelo terminal e a saída esperada foi essa:

mar...@endevour:~$ pidgin
Segmentation fault

     I. O que tem me deixado mais cucado.. eh q soh da esse problema se
        eu habilitar a conta do msn... soh com o gtalk funciona que eh
        uma maravilha... e eu formatei meu note ontem...

--
Cordialmente,
Markos Suni