Não posso ajudar mas, só pra constar:

O meu é um E156C e em qualquer usb funciona normalmente.
Inclusive configurei pra conectar automaticamente.
Quando faço login e entro no desktop já estou conectado.
Perfeito! Nem sem compara com o discador original da Oi q eu
usava antigamente no Win7.

Não sei mas, eu tentaria (por conta e risco) expurgar o network-manager
e instalar de novo.

Sidney