Oi Halén,
Já tentou colocar o driver da placa avariada na "blacklist" ?
Isso irá impedir que o sistema carregue o driver.

# vi /etc/modprobe.d/blacklist.conf

a seguir tente carregar o driver da outra placa de som.

O comando "lsmod" irá mostrar os drivers em utilização.

# lsmod

para verificar qual driver utilizar execute um:

# lspci -n

E copie essa informação para a janela do site:

www.kmuto.jp/debian/hcl

Daí é só pegar o nome do driver e correr para o abraço.

# modprobe nome_do_driver

Divirta-se . . .

[]'s Lera

------- Alferes 3ª Grau da Federação Da Frota Estelar De São Paulo -------
 ________________          _              Jose Maria Correa Lera
 \__(=======/_=_/  ____.--'-`--.___    Registered Ubuntu User #16614
             \ \   `,--,-.___.----'    Registered Linux User #136117
          .--`\ \--'../          A felicidade não depende do que nos falta,
          '---._____.|]           mas do bom uso que fazemos do que temos.