2010/12/8 Andre Cavalcante <andre.d.cavalca...@gmail.com>:

    Ôlas Cavalcante, respondendo pela tua mensagem novamente; virando rotina :)

>[...] Se sim é um programa de
> terceiros e o melhor é fazer um script que copie tudo para /opt/teu_programa
> e crie uns links simbólicos em /usr/bin para os executáveis e em /usr/lib
> para as bibliotecas dinâmicas. [...]

    Eu sugiro utilizar o /usr/local para adicionar seus programas,
tipo: /usr/local/bin, /usr/local/lib, ... e assim separando do
restante do sistema. Como ver descrito aqui:

http://www.pathname.com/fhs/pub/fhs-2.3.html#USRLOCALLOCALHIERARCHY

    Mais sobre a estrutura de diretórios:

http://www.pathname.com/fhs/pub/fhs-2.3.html

>[...] Eu particularmente uso a primeira opção e, como uso Java, distribuo
> compactados em zip com um script interno que pode ser executado tanto como
> root (/opt/meu_programa) como usuário comum (/home/$USER/apps/meus_programa)
> - quando não uso WebStart.

    Opa, eu só uso JWS com seus arquivos JNLP :) Mas no outro caso
sugiro fortemente que use uma pacote DEB porque futuramente pode
montar seu repositório e atualizar assim de forma automática, sem
depender do aplicativo para isto.

> André Cavalcante
> Almada, Portugal

-- []s