Caros,

Agradeço o retorno.
Tentei as recomendações, mas voltou a ocorrer o problema.
Então recorri ao "sudo aptitude install ubuntu-desktop".
Isto fez com que fossem instaladas diversas ferramentas e, provavelmente,
algumas que não vou usar, mas inicialmente resolveu o problema. Além do mais
recebi um alerta da ferramenta de configuração de que um novo driver da
NVIDIA estava disponível. Assim atualizei e está funcionando de forma
correta.

Obrigado a todos.

Joe.