*Retirado do tópico 32 do site:

http://hamacker.santhanna.net/?page_id=2139

Sempre utilizei com grande satifação. Em geral, tudo funciona perfeitamente!

*

 Instalando o Skype (Este artigo é parte integrante do Guia do Ubuntu
Perfeito <http://hamacker.santhanna.net/?page_id=2139>, o sucesso da
aplicação deste artigo depende do sucesso das etapas anteriores)

O Skype não é uma unanimidade. Dependendo do que você for fazer como
vídeo-conferencia, bate-papo e afins poderá usar outros programas, inclusive
melhores que o Skype. Porém, no caso de VoIP, isto é, fazer chamadas para
telefones comuns ou receber chamadas de telefone comum, o Skype é bem mais
popular do que outros programas, sejam eles para Windows ou Linux. O Skype é
um programa gratuíto, porém não é livre.

É interessante que para instalarmos o Skype, o repositório “partners” deverá
estar habilitado, você o
habilitou<http://hamacker.santhanna.net/?page_id=2205>,
não ?

Se não tiver certeza de que o repositório “partners” está ativo então volte
ao Guia Ilustrado do Ubuntu
Perfeito<http://hamacker.santhanna.net/?page_id=2205>e certifique-se.

Você deve ter pensado que usando o Linux a maioria dos comandos seriam
gráficos, mas até este instante usou muito o terminal para instalar as
coisas.

Mil desculpas, acontece que ao usar a linha de comando facilito a coisa para
você, pois o único trabalho que você tem de fazer é copiar da página e colar
o comando no terminal. No Ubuntu Linux existe a Central de Programas e o
Synaptic onde posso fazer instalações de programas visualmente. Para não
dizer que sou contra a esses programas, vamos usar a Central de programas
para demonstrar como instalar o Skype sem a necessidade de usar o terminal.

Vá no menu GNOME->Aplicativos->Central de Programas do Ubuntu, na barra de
pesquisa digite “skype”  (“s” minusculo) :

<http://hamacker.santhanna.net/?attachment_id=2578>

Notou?

Apareceu na relação o programa Skype, mas vamos  clicar no botão [Mais
informações] e vejamos quais informações serão exibidas :

<http://hamacker.santhanna.net/?attachment_id=2579>

Foram exibidos informações relevantes sobre o Skype como suas descrição,
tipo de licenciamento, versão, etc..

Agora vamos clicar no botão [Instalar] e definitivamente instalar o Skype.

Como pode ver, instalar programas via modo gráfico é fácil e dá muito mais
detalhes do que veríamos no terminal, porém no terminal você apenas
executaria :

*sudo apt-get install -y skype*

Quantos passos você não teve de fazer no modo gráfico até concluir a
instalação ? É disso que estou dizendo, no terminal, as coisas são mais
diretas.
Conclusão

Parabéns ! Agora você já sabe instalar o Skype.

Atenciosamente,
Leandro Marino
http://www.leandromarino.com.br (Fotógrafo)
http://est.leandromarino.com.br/Blog (Estatístico)