Podes utilizar o do repositório, mas se tu achas o Netbeans "pesado",
provavelmente vais achar o Eclipse "pesadão" também, até porque você vai ter
que ativar vários plugins para o Eclipse ficar com as características que o
tornam famoso para desenvolvimento.

Abraços

André Cavalcante
Almada, Portugal