Em 1 de fevereiro de 2011 13:56, Luciano de Souza <luchya...@gmail.com>escreveu:

> dd if=/dev/hda of=disco.iso
>
> Ele não conseguiu abrir o dispositivo hda. Bom, na verdade, o Linux se
> utiliza de nomes muito pouco intuitivos para os dispositivos. Então, não
> tendo aberto este hda, como dizia a página em que busquei, não sei
> exatamente como identificar o meu disco rígido, a minha pendriver, o meu
> CDROM.

Eu chamaria de não-intuitivos C: D: etc, e não sda, sdb, sdc, e assim por
diante. O artigo que você leu provavelmente já tem uns anos de idade, hoje
em dia tanto HDs quando pendrives são nomeados na sequência sda, sdb, etc.

> Continuei a ler e tenho uma hipótese do porquê isto não funcionou. Um dos
> textos dizia que o dd somente funcionaria se a origem e o destino não
> estivessem montados. Por montados, penso eu, deva entender-se iniciados. E
> se assim é, porque o Linux está ativo, deve estar montado e, montado não
> permite que o dd trabalhe. O texto aconselhava ainda que o procedimento
> fosse feito utilizando um LiveCd, de modo que o fluxo de entrada do comando
> dd estivesse liberado.

Sim, isto é importante. Imagina o seguinte: você está copiando todo o
conteúdo do seu HD para um arquivo dentro do seu HD. Não vai dar certo
nunca. Precisará que:
1) o HD a ser copiado não esteja sendo usado (todas as partições precisam
estar desmontadas, daí a dica do LiveCD)
2) o HD a guardar a cópia precisa ser maior que o original

> Além disso, li outros comenhtários sobre o dd. Diziam que ele é muito
> lento, que gera imagens muito grandes e, deu a entender que se tenho 500 de
> disco, a imagem será de 500 ainda que apenas 50 estejam ocupados.

Não é que o dd gere arquivos muito grandes, é que o dd é uma ferramenta de
baixo nível. Ele copia um arquivo qualquer para outro arquivo qualquer bit a
bit. Então se você indica o arquivo que representa o seu HD, você vai
precisar de um HD maior que ele para que a imagem caiba lá.

> Se o dd incorpora até mesmo os espaços vazios à imagem, então, terei pouco
> sucesso em utilizá-lo para copiar o meu disco de um terabyte, ainda que ele
> esteja quase todo vazio.
>
> então, pergunto-lhes:
>
> 1. Como fazer a associação entre os dispositivos nomeados como hda, sda,
> da2, etc com o disco rígido, com o CDROM< com a pendrive, etc?

Você só precisa usar o nome certo, eles já estão associados.

> 2. Teriam alguma idéia de como criar a imagem do HD inteiro e não apenas a
> partição do Linux por meio de ferramenta de linha de comando, seja com o dd
> ou com outra ferramenta, talvez, mais eficiente?

Eu indicaria o partimage, mas o Fabiano já indicou o remastersys que parece
ser bem mais prático para o que você quer.

--
Humberto Fraga
http://lixaonerd.wordpress.com