Pausar o download qualquer gerenciador de downloads faz. Alguns
gerenciadores de download além de pausar também são capazes de
acelerar muito (em alguns casos, muito mesmo) o download (geralmente
quando a velocidade não usando um é bem abaixo do que sua banda
consegue pegar), abrindo várias conexões com o site e baixando várias
partes simultaneamente
sudo apt-get install axel axel-kapt

 axel http://

pra firefox tem a extensão downThemAll que faz isso também =)
acho que o downloader 4 x também faz