Boa tarde .

O processo é bem diferente, MACs não tem bios, tem EFI  ( EFI =
Extended Firmware Interface ) .

A única maneira de fazer bual boot nestas máquinas é usando um
software da própria Apple, chamado "bootcamp" .

Ele fica na pasta "utilities" , dentro de "Applications" , a
instalação TEM que começar com o wizard dele, e com o CD que o Sr. irá
usar para a instalação inserido na máquina .

Depois de instalado, o Sr. pode escolher qual dos sistemas deve
efetuar o boot pelo painel de controle do MAC .

Mas eu não aconselharia o uso, pois a Apple já anunciou que não mais
suportará o bootcamp no Lion ( próxima versão do MAC OS X, 10.7 ) que
será lançado no segundo semestre, pto o Sr. não poderá atualizar o
sistema operacional da máquina nunca mais !!!

Existem CDs de boot do Ubuntu específicos para MACs, usando o EFI ao
invés da Bios, mas até onde eu sei, não tem como fazer dual boot por
este método, pois o MAC OS X não é suportado pelo grub2 ou qualquer
outro gerenciador de boot que eu conheça .

Sim, existe um projeto no sourceforge para resolver este problema, mas
ainda está muito crú, diria em estado de Alfa !!!

Eu uso um MAC MINI com o próprio MAC OS X, ele é um Unix, tem ssh
nativo, roda aplicativos X remotamente ( coisa que no windows precisa
ou do Cygwin ou de uma VM Linux !! ) Tem Firefox nativo, tem Office (
chama-se neooffice http://www.neooffice.org/neojava/en/index.php ) o
único problema que me incomoda é o suporte ao java, que é meia boca,
pois é mantido pela Apple, e baseado no OpenJDK .

Sempre que eu preciso me conectar em algum site seguro ( https ) que
use java sem uma assinatura autenticada ( leia-se Verisign ) eu
preciso apagar todo o cache do java, pois caso contrário ele não
carrega a applet de jeito nenhum, fica dando erros de idioma ou coisa
parecida .

A relação custo x benefício no Brasil é muito ruim, com o mesmo
dinheiro de um AMC o Sr. adquiri um PC BEM melhor, eu tenho o MAC pq
tb presto suporte a clientes de MAC .

Fábio Rabelo