Oi Marcello,

A dica dos colegas deve ser seguida, afinal estudar nunca é demais. A
UFRR, aqui em Boa Vista oferece um excelente curso focado em joomla e
software livre:
http://www.uab.ufrr.br/index.php/sequeenciais/gerencia-de-conteudo
talvez você encontre algo parecido na sua região.

Bom, como estou fazendo esse curso e na semana passada precisei
instalar o LAMP para estudar, apanhei um pouquinho, mas aprendi muito.
E ontem consegui concluir todo o processo, confesso que o mais difícil
foi fazer a tradução, exatamente por conta das permissões...

Primeiro tive que voltar para versão 1.6, tinha instalado a 1.6.1 e
para esta, ainda não há tradução.
Depois precisei mudar o dono do diretório "joomla" para o usuário
www-data, é ele quem vai criar a pasta PT-BR no diretório language, dê
uma estuda  no comando "chown -R", ele salvou minha vida!

Boa sorte,

Lourilúcio Moura
"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." Cora Coralina