Bom dia camarada,

Acho que o Ubuntu teria identificado que seu nome é semelhante ao do
fundador do software proprietário e está te boicotando.... hehehehehe....
brincadeiras a parte, vamos tentar resolver o seu problema.

O Nautilus tem um esquema que, quando você clica com o botão direito do
mouse sobre um arquivo, abre o menu de contexto, e nele tem um item escrito
"Abrir com outro aplicativo". Você já tentou utilizar este recurso?

Isso pode ser ocasionado por alguma atualização mal sucedida realmente, até
corrompimento de arquivo pode ser. Vamos ver se alguém tem alguma outra
idéia.

Abraços