Boa tarde Edson,

Particularmente, eu instalei o java 6 jre da Oracle (Sun), porém fiz de
forma mais manual, baixando diretamente do site deles, e executando na minha
máquina, como se fosse um instalador.

Acho que pelo apt-get também tem como, mas é mais complicadinho, não sei se
tem que adicionar um repositório ppa para fazer isso, na verdade nunca fiz.
Mas alguém deve saber aí da lista.

Mas, de forma geral, o java 6 jre da Oracle é o suficiente para você não ter
problemas com nada.

Abraços