Bom dia,

Quando você conecta um dispositivo USB, CD, DVD, HD externo, cartão de
memória ou qualquer outra coisa "espetável", é reconhecido como um
dispositivo móvel, e pode ser desmontável, assim como no Windows também.
Todos os dispositivos que são montados dentro do /media aparecem como um
ícone na área de trabalho, e se você clicar com o botão direito em cima
deles, tem uma opção "Desmontar", e em alguns casos "Remover dispositivo com
segurança". Basta selecionar um deles e pronto, está desmontado.

Esta opção também está disponível através do Nautilus (menu Locais => Pasta
Pessoal), ou via braço mesmo (através do console), executando o comando:

sudo umount /media/nome_da_particao

Abraços