Ééé... Humberto, o negoço ta feio pro meu lado. rs.
Descobri que alguns programas não queriam abrir por erro de locate, tive que
instalar todos os pacotes do inglês e deixar ele como prioridade e rodar
o sudo dpkg-reconfigure locales, meu sistema agora está todo em inglês.
Pronto.

Fiz o que vc pediu, desistalei tudo, tudo de pt, e fiz uma nova instalação.
Fiz logoff, e alterei o idioma na tela de login, que agora tem a opção:
Inglês
Português [ISO-8859-1]
Entrei no Português [ISO-8859-1]. Mesmo erro que te mandei, caracteres
loucos, mas.... o nautilus abria.. Agora digitando esse email, lembrei.
Será que eu executar o mesmo comando, sudo dpkg-reconfigure locales não
resolveria?

Não baixei outro idioma, minha net aqui é terrivel, então so conseguiria te
da um retorno mais tarde.