Bom dia Cícero,

Assim como o Zandre, eu também acredito que possa ser problema de hardware.
Ainda poderia arriscar um chute na memória. Tente fazer o seguinte:

1) Ligue o computador;
2) Segure pressionado a tecla SHIFT (isto fará com que o menu do grub
apareça, caso não aparecer normalmente);
3) Selecione o item "Memory test (memtest86+)";
4) Faça uma varredura na sua memória para verificar erros.

Se for identificado alguma coisa, a solução pode até ser encontrada apenas
limpando os contatos, com uma borracha branca (aquelas que esfarelam), então
você tenta novamente fazer a verificação, se der erro novamente tente mudar
a memória de slot (se tiver), se não funcionar mesmo assim, recomendo a
troca da mesma.

Se na varredura estiver tudo OK com a memória, é outra coisa, que deverá ser
investigada.

Abraços