Bom dia pessoal,

Gostaria de criar um tópico-depoimento, se tratando do Unity, para ver do
que vocês gostaram ou não dele.
Acho que seria bacana uma discussão assim, pois vai ajudar muita gente a
aprender a mexer com ele, de acordo com nossas "dicas" reunidas aqui, ou
relatar dificuldades, quem sabe podemos levar para a equipe de
desenvolvedores para eles melhorarem.

Vou começar minha contribuição com um pró e um contra.

Uma coisa que eu achei bacana do Unity, é que ele armazena as aplicações
mais utilizadas, assim como vários outros sistemas operacionais, porém, com
a diferença de que ele separa estas aplicações por tipo. Se você entrar no
menu dele, selecionar "mais aplicativos" (ou simplesmente SUPER+A), aparecem
3 listas, dos aplicativos mais usados, dos instalados, e das sugestões de
aplicativos a instalar, e do lado direito da pesquisa tem "Todos os
aplicativos", então você clica em cima dele, vai aparecer uma lista com
vários ítens, como no gnome2, porém com os menus "Aplicações" e "Sistema"
tudo junto. E para cada item da lista ele mostra as aplicações que você mais
utilizou. Isso eu realmente achei muito legal....

Como eu vim do gnome2, assim como muitos aqui da lista, estou acostumado em
utilizar 2 áreas de trabalho ou mais. Para mim, o acesso a elas piorou, pois
antes fazia com um simples clique na área desejada, que ficava localizada na
barra horizontal inferior. Agora se for fazer com o mouse esse procedimento
tenho que posicionar ele do lado esquerdo da tela, aguardar aparecer o menu,
clicar no botão das áreas de trabalho, para aí então selecionar a área
desejada. Com o CTRL+ALT+SETAS ficou praticamente a mesma coisa.

Vou aproveitar o gancho também e expor uma dica para melhorar um recurso do
Unity.
A utilização de atalhos do teclado já existe, porém poderia ser aprimorada.
Por exemplo: quando se tem várias janelas do Firefox abertas, e ele tá no
segundo item do menu lateral, então você pode acessar elas através da
sequência SUPER+2, e irão aparecer miniaturas das instâncias do navegador
abertas. A minha dica está em numerar cada uma delas, e simplesmente
teclando aquele número te direcionará para a instância desejada. Ex:
SUPER+2, 3 => mostrará a terceira janela do firefox. #ficaadica

Mandem as suas opiniões também galera!

Abraços