2011/5/5 Jeferson Rodrigues <jefero...@gmail.com>

> Bom dia André's,

> Na verdade a quantidade de memória não vai influenciar no desempenho do
> computador, salvo se você utilizar muita memória ram, então você irá poupar
> tempo, relacionada a transferência de dados entre o HD ou SSD. Eu diria que
> 3GB tá de bom tamanho. Eu tenho no meu notebook essa quantia, e trabalho
> com
> aplicações pesadas, como o Eclipse, por exemplo, e é suficiente.
> Mas com relação ao barramento da memória está corretíssimo! DDR3 é mais
> rápido realmente, sem discussões.

Influencia e muito mais que a gente costuma pensar, porque quanto mais
memória, mais cache o Linux vai fazer.
Se tiver o 10.10, coloca o applet do monitor do sistema e deixa a
monitoração de memória ligada aí você vai ver
como o Linux vai usando a memória que "sobra" das aplicações para cache
(ainda não sei qual é o equivalente no
unity).

Muita gente chega a afirmar que o Wine, por exemplo, roda alguns aplicativos
mais rápido que o
próprio windows, mas isso não tem nada a ver com o Windows ou Wine em si,
mas precisamente ao fato que o cache
do Linux é melhor que o do Windows: coisas que o windows vai buscar em
disco, o linux vai buscar em memória.

Claro, isso é somente uma característica importante. Podes ter 8G de RAM,
mas  sem um processador bom
(por exemplo um celeron), não vai fazer a mínima diferença. Podes ter um
core i7, mas num disco de 5400rpm
vai continuar parecendo uma carroça. Da mesma forma, se tu tens um bom
processador, memória sobrando,
um disco rápido, mas não tens um boa placa de vídeo, não vais conseguir
rodar bem o Unity, por exemplo,
ou qualquer coisa do Compiz.

E por aí vai....

Cara eu tenho um colega aqui que tem um super máquina: core i7, 6G RAM, um
seagate dual (4G SSD e 500G HD),
nvidia 450M, e a performance, mesmo rodando o Windows, é brincadeira.
Consegue ser mais rápido na inicialização
que o Ubuntu rodando num Core i5, 4G, 500G HDD, nvidia 450M a olhos vistos.
E olha que o Ubuntu é campeão
em se tratando de inicialização....

Em outras palavras, é o conjunto que realmente importa.

Abraços

André Cavalcante
Almada, Portugal
Ubuntu User number # 24370