Fernando,
talvez se na tela do grub estiver disponível para você (entre as opções de kernel diferentes) o kernel "recovery mode" pode te ajudar.

Ou seja: você reinicializa aí na tela em modo texto do GNU GRUB escolhe a versão que você estava instalando mas que seja "recovery mode". Pelo que testei ela é uma ferramenta muito útil.

Uma vez escolhida a versão de kernel que tem entre parêntesis recovery mode será carregado o menu de recuperação (a tela fica com fundo azul e tem um quadro cinza com várias opções).

Neste menu de recuperação escolha a opção "Reparar pacotes quebrados". Para se movimentar pelo menu de recuperação você pode usar as setas de movimentação do teclado e também a tecla tab.

Aí acho que seu sistema será reparado. É importante lembrar que será necessário estar conectado à internet.

Tente e diga o que aconteceu.

Marcello.