Boa tarde senhores,

André, é de um tópico anterior. Acho que o José Carlos confundiu os
tópicos...

Alexandre, quando você pediu para acessar o computador via nautilus, chegou
a aparecer alguma mensagem pedindo usuário e senha?

Outra coisa que você pode fazer é criar atalhos para os computadores. Faz o
seguinte:

1) Acesse pelo nautilus mesmo o computador desejado, através do CTRL+L (para
você poder inserir a localização manualmente), então digite
"smb://ip_do_computador". (Vai aparecer uma caixa pedindo para vc digitar o
nome de usuário e senha, onde você pode cadastrar a senha permanentemente).
2) Pressione CTRL+D
3) Vai aparecer um link para o computador na área do lado esquerdo do
nautilus.

Tente isso, veja se funciona. Experimente reiniciar o computador para ver o
comportamento do acesso a estes servidores.

Abraços