On Mon, 30 May 2011 11:41:01 -0300
Jean Pierre Jochen <jeanjoc...@gmail.com> wrote:
> Olá pessoal,
> desculpem novamente pelo OT... mas se alguém puder me ajudar ficaria
> grato...
> seguinte, quando vou compactar um arquivo qualquer que tenha acentuação ex.
> Brãnçádico.txt , o Mint compacta mas muda os caracteres acentuados por "??"
> ficando o nome do arquivo compactado (dentro do gestor do arquivo
> compactado), assim Br?n??dico.txt
> isso está me gerando contratempo quando vou descompacta-lo, pois dá mensagem
> de erro e não consigo mais descompactar o arquivo...
> alguém sabe porque isso ocorre e/ou como soluciono??
> [...]

Jean, isso está ligado à codificação de caracteres. Sinceramente, mesmo que
acertes na tua máquina, isso irá se repetir ao tentar abrir o arquivo em outra
máquina com codificação diferente.
Independente das soluções que te apresentarão, seria preferível evitar
caracteres especiais, acentos, espaços, etc. nos arquivos.
É só uma opinião, eu por exemplo tenho aqui Ubuntu1004Manual.pdf - separo
utilizando maiúsculas.

--
nethell (Salles)
Ubuntu user 24389