Olha acho que substituir o FreeBSD é uma missão bem complicada. Eu não
conheço o quanto gostaria dele, mas o pouco que conheci é que é um
ótimo SO. Muito, mas muito robusto. Porém complicado ... Enfim ...
Uso em alguns clientes, sem problemas ... atualizações nunca fizeram o
sistema quebrar. Eu pelo menos só utilizo versões LTS pelo tempo de
suporte / as vezes o clientes não oferece janelas para migração o que
deixa o suporte extendido uma ótima opção.
Abraços,