Em 7 de junho de 2011 13:35, luciano de souza <luchya...@gmail.com>escreveu:

> talvez, mais importante do
> que adotar um conceito superrestrito de adequação ao tema, deve-se
> primar pela expressividade do assunto, pela inteireza da pergunta,
> pela narrativa dos esforços que se fez para alcançar a solução, em
> suma, redigir mensagens completas que, por serem completas, não
> necessitam de grande quantidade de perguntas e respostas e, portanto,
> diminuem o tráfego de mensagens.

Já que estamos no off-topic, isso é importante. Há pessoas que respondem
sempre com uma frase só, e ainda usando gírias. Isso não ajuda a resolver o
problema, podendo aumentar as dúvidas de quem pergunta. Claro que é uma
forma de ser simpático, mas não podemos atrapalhar o entendimento do colega
se o único objetivo for ser mais amigável.

Eu tenho meu filtro para off topics. Cansei de recebê-los. Gostaria que as
mensagens sobre squid fossem marcadas com offtopic. Na verdade, preferiria
que elas fossem para a lista do squid, mas não posso controlar o que as
pessoas enviam.

Sobre o que considerar off-topic: o pacote vem instalado por padrão ou é
usado por vários? Então é on-topic.

Sobre grande quantidade de mensagens: no gmail, leio o assunto e pressiono j
ou k para ver a próxima.

--
Humberto Fraga
http://lixaonerd.wordpress.com