Edson,

Seus scripts devem ter permissão de execução e estarem salvos na pasta
.gnome2/nautilus-scripts dentro do home do seu usuário.

Como esta é uma pasta oculta você deverá teclar CTRL+H (Ou então Menu VER >
Comando MOSTRAR ITENS OCULTOS) em uma janela do Nautilus aberta, para que
possa vê-la.

Também é possível que a pasta "nautilus-scripts" não exista dentro de
".gnome2", neste caso basta criar uma pasta com este nome.

Uma vez que a pasta seja criada e você tenha ao menos um arquivo com
permissão de execução dentro dela, você passará a contar com o submenu
"Scripts" dentro do menu "Arquivo" do Nautilus e também a partir do menu de
contexto em qualquer janela (com botão direito)

Algum tempo atrás eu escrevi um texto sobre isso em meu blog[1]. Ele é meio
antiguinho, mas o conceito ainda funciona.

[1] Welington Braga. Estendendo o poder de trabalho do Nautilus.
http://blog.welrbraga.eti.br/?p=440

Welington Rodrigues Braga
Web: http://www.welrbraga.eti.br
MSN: welrbraga[*]msn·com
Gtalk: welrbraga[*]gmail·com
Yahoo / Skype:  welrbraga
PGP Key: 0x6C7654EB
Linux User #253605

"Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não
desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não
destruídos;" - 2Co 4:8,9