Olá Welson,

Existem vários locais na Internet com lista de máquinas compatíveis com
o Ubuntu. Uma boa fonte é a lista de discussão Ubuntu Forums (link
abaixo). Entra pela última página e dá uma lida, quem sabe você não acha
seu computador por lá. Fora isso, uma pesquisa na Internet certamente te
mostrará outras listas, tem inclusive brasileiras. Pessoalmente, eu acho
que qualquer máquina de fabricante reconhecido (HP, Del, Compaq, Acer,
etc, etc) roda Ubuntu sem problema. O máximo que pode acontecer é um ou
outro driver precisar de um pouco mais do que Next-Next-Finish. ;-)

http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1543006&page=69

Abraços e sucesso,
Nelson