Não acho mesmo improvável que o diagnóstico seja este.

Como esta pendrive também é aberta em sistemas Windows, creio que as
duas únicas possibilidades são FAT32 e NTFS. É isso correto?

Com alguma freqüência, ouço mp3 por meio de rádio que reproduz este
formato. Não sei se o aparelho exige um sistema de arquivos
específico. Mas não é difícil descobrir.

Não conhecia o comando badblocks. Ele separa os blocos defeituosos do
disco para que aí não sejam gravados conteúdos. No entanto, imaginei
que, ao formatar, tais blocos seriam isolados e mantidos sob guarda
para que neles nada fosse gravado.

A formatação não possui o mesmo efeito do badblocks? Este problema
sucedeu precisamente no mesmo dia da formatação. No entanto, não
associei a um problema de disco, mas a um problema no arquivo. Este
tinha 0 bytes de tamanho e, ao tentar apagá-lo, recebi a informação de
que estava corrompido.

Luciano de Souza