Coloquei o Eclipse no /opt e criei um eclipse.desktop na área de
trabalho com o código

--
#!/usr/bin/env xdg-open

[Desktop Entry]
Version=1.0
Type=Application
Terminal=false
StartupNotify=true
Icon=/opt/eclipse/icon.xpm
Name=Eclipse Indigo 3.7
#Exec=env UBUNTU_MENUPROXY=0 /opt/eclipse/eclipse
Exec=env /opt/eclipse/eclipse
--

Tá funcionando beleza aqui. Mais uma vez: obrigado a todos.