Não necessariamente. O ubuntu-desktop é o pacote responsável pela
interface do Ubuntu Clássico. O que você pode fazer é:
1°-remover com o comando que eu te passei e;
2°-logo depois reinstalar o ubuntu-desktop:

sudo apt-get install ubuntu-desktop

é interessante manter ele mais por uma questão de compatibilidade, caso
ocorra algum problema em relação ao Unity, possibilitando assim uma
interface gráfica alternativa.