Boa tarde, me chamo Jean e sou advogado, trabalho na Comarca de Guarapuava,
Estado do Paraná, ha tempos venho estudando a evolução do linux, onde
particularmente é minha preferencia no que se refere a sistema para uso
domestico e profissional, na data de ontem instalei o Ubuntu, onde venho
estudando e tentando aprender a usar nos meus momentos de folga.

Pois bem, ha muito tempo trabalhava com informatica (antes de formar em
direito), sendo assim, estou um pouco enferrujado no que se refere a
tecnologias, mas vamos ao que interessa:

Tenho enorme interesse de aposentar o Windows e usar apenas o Linux, o
problema e que tenho algumas duvidas, os profissionais de direito no estado
do Parana, usam certificados digitais para protocolos de ações no sistema
Projudi (sistema digital), sistemas esses como o Assinador Digital Arisp e
programas para o reconhecimento do certificado em nossas identificações, a
principio esses programas so rodam no windows, tem como instalar esses
programas no Ubuntu?

Outra duvida que eu tenho, e a seguinte : gosto de assistir filmes em meu
computador, e quando abro um arquivo de filme o sistema trava e reinicia,
principalmente qdo tento assistir em tela cheia, como sou novato, ainda nao
achei resposta para este problema, de resto achei o sistema otimo, muito bom
mesmo, abrange de forma clara e ampla as necessidades do dia a dia, como ja
falei anteriormente tenho enorme interesse de continuar usando.

Ainda neste sentido, peço desculpas se usei a forma errada de solicitar
ajuda para solucionar tais duvidas, e desde ja agradeço a atenção de voces,
e espero que muita gente pense como eu e descubra a viabilidade deste otimo
sistema operacional.

Mais uma vez agradeço, e estou a disposição a todos.

Abraços Jean