Olá

Em 12 de agosto de 2011 03:54, Ednilson Geraldo Rossi <
ednilsonro...@yahoo.com.br> escreveu:

> Olá André,
>
> Meu objetivo em compilar o kernel é fazer o linux funcionar perfeitamente
> em
> meu hardware.

Qual é exatamente o seu hardware ?

> Já testei todas as distros que conheço: Ubuntu 10.04, 10.10 e 11.04,
> Linuxmint, Fedora 14 e 15, openSuse (vários) e Debian.
>
> Nenhuma delas funcionou em meu computador perfeitamente.
>
> Os problemas são: suporte a usb 3.0, gerenciamento de energia (desligar,
> suspender e hibernar). Também tenho problemas com touchpad e webcam, mas
> estes não tentei resolver, tenteui resolver os outros primeiro.

Se não funfou com nenhuma distro atual, provavelmente não vai funcionar com
você compilando o kernel, exceto talvez se você se aventurar no mundo dos
alfa e beta do kernel.

> Como não sei mais o que fazer pensei em compilar o kernel e tentar
> solucionar meus problemas, mas esbarrei na falta de conhecimento sobre as
> opções de compilação, mas vai servir de aprendizado para mim.

Pelo que vejo o teu problema é com os drivers para fazer o teu hardware
funcionar e não no kernel, estou certo? As opções de compilação exigem duas
coisas: conhecimento profundo sobre o teu hardware e conhecimento profundo
do kenel Linux.

Agora tu estás certo, é um aprendizado MUITO grande.

> Em relação a familia de processadores, definir uma familia erraada não fará
> o processador perder rendimento?

Não necessariamente. Se você usar, digamos uma cross compiler para arm, não
irá funcionar de todo em qualquer plataforma x86. Mas se você compilar para
uma plataforma x86 (quanto mais genérica melhor)  significa que irá
funcionar em mais hardwares (em mais processadores).

Essa opção somente define qual é o conjunto de instruções que o compilador
irá usar para gerar o código binário final. Só isso. Note que diretivas de
compilação no meio do código sobrepõe-se a esta configuração.

Quanto a questão do rendimento é questionável. O tempo que você vai
conseguir (acumuladamente) com o uso de um conjunto de instruções mais
restritas (e eventualmente mais eficientes que um conjunto genérico - e aqui
há controvérsias), será menor que o tempo que você vai gastar para gerar o
kernel especificamente. E ainda vais ter que conviver com a falta de suporte
automático da distribuição, isto é, será você que terá que manter as
atualizações do kernel no teu sistema.

Se é para fazer o seu hardware funcionar, provavelmente deverá primeiro
atacar os drivers (deves saber primeiro *exatamente* quais devem ser os
módulos que devem ser carregados e quais as suas opções para ele funcionar
adequadamente para o seu hardware). Depois disso é que podes partir para a
compilação do kernel em si.

Mas note ainda uma coisa, tudo o que fizeres de personalização vais ter que
refazer (e dá um trabalhão, vais ver) assim que sair nova versão do kernel
ou dos drivers.

> Abraços

Igualmente,

André Cavalcante