Pessoal resolvi o problema da falta de som no fone ouvido, segui as
instruções do link:

http://code.google.com/p/vaio-f11-linux/issues/detail?id=2

sudo apt-add-repository ppa:ubuntu-audio-dev/ppa
sudo apt-get update
sudo apt-get install linux-alsa-driver-modules-$(uname -r)
sudo reboot

Valeu pelas dicas.