Renan,

encontrei um artigo que confirma o que você disse:
http://thpc.info/how/use_gparted_to_resize_windows_7_vista_partition.html
quando o Gparted redimensiona a partição, ele move os arquivos de modo
que haja um setor contínuo que possa transformar-se em espaço livre.

Uma exceção são os arquivos marcados como não movíveis. De fato, não
sei que espécie de arquivos poderia enquadrar-se nesta espécie, mas
pareceu-me que é a única exceção.

Luciano de Souza