Olá,

O arquivo ".tar.gz", chamado no jargão de "tarball" ou "tarfile", nada
mais é que um arquivo compactado, contendo os arquivos, com seus
atributos, permissões, etc., e a estrutura dos diretórios, que é
recriada a partir do diretório onde o tarball é expandido. É uma
herança dos primórdios do Unix, ainda hoje usado para finalidades de
backup e instalação de programas em algumas distribuições (Slackware,
por exemplo). Porém, é deficiente para esta última aplicação, pois não
instala automaticamente as dependências, não soluciona eventuais
conflitos e pode sobrescrever arquivos inadvertidamente. Também não
mantém um rastreamnto do que foi instalado, o que pode fazer a tarefa
de desinstalação ficar mais complicada.
Por estes motivos várias distribuições criaram sistemas de
gerenciamento de pacotes mais sofisticados que, além de comprimir os
conteúdos, possuem arquivos de controle específicos para gerenciar a
instalação, configuração e desinstalação seguras de softwares. A
Ubuntu, especificamente, usa o formato ".deb", desenvolvido pela
Debian e que, na minha humilde opinião, ainda é o melhor. Existem
outros mais conhecidos, como o ".rpm", da RedHat e o "Portage" da
Gentoo.
De uma forma geral, é recomendável se evitar a instalação de software
na raiz do sistema por meio de "tarballs", pelo motivos expostos
acima. O ideal é usar pacotes criados para a mesma distribuição e
versão do sistema instalado, e para isso existem os repositórios. Em
caso de necessidade imperiosa de se usar "tarballs", estes devem ser
descompactados sob o diretório "/opt", ou outro criado para este fim,
fazendo-se o ajustes necessários no "path" dos usuários.

Abraços,

--
    Márcio H. Parreiras

    GNU/Linux Professional