Quando você faz atualizações e instalações de pacotes, primeiramente o
apt-get verifica se os pacotes estão disponíveis no cache dele, e o cache
fica na pasta /var/cache/apt/archives, e se eles não estiverem lá, ele
verifica a pasta filho "partial" para continuar um download interrompido, e
se não encontrar em nenhum deles, parte para o download integral da
internet.

Portanto, se você executar o comando que citei, ele vai mover os arquivos
que você colocou na pasta partial para a pasta archives, afinal, estão todos
completos, e então vc tenta novamente fazer o comando do apt, que
supostamente baixaria 300 e tantos mega, e ele não vai falar mais que vai
baixar os arquivos da net, talvez um ou outro.

Abraços