Obrigado a todos pelas dicas.

Jeferson Rodrigues, sua dica me salvou. Observando a saida do comando lsmod
conforme você sugeriu e pude notar a ausência do módulo "display". Então
adicionei o comando "modprobe display" ao arquivo /etc/rc.local dei um
reboot e agora o ubuntu reconhece o monitor e sua devida resolução
perfeitamente.

Muito obrigado a todos.

João Sales