Olá Jeferson e Humberto sem problemas, eu sei como é essas coisas mesmos.
Pequenos detalhes tem que ser eliminado.
Vamos ao que interessa. Meu teclado numérico está ligado eu estou logando
com meu usuário correto. " avila "  ( Tentei também Avila e Ávila hehe para
ver no que dava)
Antes eu também duvidei do meu teclado numérico e digitei minha senha no
lugar do login para verificar se estava funcionando e estava.
Acabei de abri uma seção agora e tentei de novo, nada.
Resolvi testar o numérico no lugar do login e recebi uma luz, apareceu um
monte de caracteres estranho (antes tava normal). O login falhou, tentei de
novo testando o numérico e ele voltou ao normal. falhou o login.
Loguei de novo agora usando o números abaixo das teclas de funções ( F1~F12)
e logou normal, tanto meu usuário quanto o de minha filha.
Então o problema foi encontrado está no teclado numérico. Mas ele está com
problemas somente para o Shell o para seção gráfica funciona sem problemas.
Há um meio de resolver isso?

PS: Peço desculpas eu devia ter previsto essa possibilidade, apenas testei o
numérico no lugar do login para ver se funcionava. Mas não o nºs do
teclado.