Seria uma instalação no seu computador com dual boot (Windows 7)?

Seria dentro do VirtualBox (sendo que haja Win7 e Ubuntu)?

Não entendi...

Se for dentro da VirtualBox, o problema tanto pode ser no Ubuntu quanto no VirtualBox ou nos dois.

Lembrar que o VirtualBox não usa diretamente a sua placa de vídeo, ele simula uma placa (você pode ver isso acessando a bios do virtualbox quando você inicializa a maquina virtual e tecla F2 (parece), ou Del, não me lembro).

Se for com o Ubuntu, é necessário saber sua placa e procurar na internet se há incompatibilidade, por exemplo, se sua placa for uma das placas Sys que não é compatível com o Linux.

Cada caso é um caso.