Bom dia Edson,

Parece-me que o problema não é do Linux.

Pelo que vi, a sua câmera grava os vídeos apenas na fita MiniDV, os quais
não são em formato digital, portanto, é em formato puro, analógico. Sendo
assim, os computadores não leem diretamente da fita.

O que você vai precisar é de uma placa de captura de vídeo. Com ela, você
conecta a câmera nesta placa, e realiza a captura do vídeo, da mesma forma
que você faz quando exibe na TV uma filmagem diretamente da filmadora,
salvando-os dentro do HD e podendo realizar assim a sua edição.

Sugiro então você fazer uma busca sobre qual placa de vídeo tem uma
compatibilidade boa com o Linux/Ubuntu, para aí então realizar a aquisição.
Não deve ser algo muito caro.

Outra alternativa é você adquirir uma outra filmadora, que grave em cartão
de memória ou em HD interno. Já temos algumas disponíveis. Mas você terá que
gastar um pouquinho mais, afinal, câmeras boas não custam menos do que 800
mangos.

Este segundo caso é o que você pode ter menos dores de cabeça, pois basta
apenas retirar o cartão (provavelmente SD) e conectar no PC, já estando
disponível as gravações em formato legível pelos computadores, não sendo
preciso a captura deles.

Agora cabe a você realizar a escolha.

Abraços