Então, isso é realmente estranho. quando abro o programa, o Orca diz: algo como "Aptoncd, the CD and DVD creator, inacessível". Será que, apesar de utilizar GTK2, a tela inicial não é baseada em Canvas Draw. digo isso porque sei que esta biblioteca, por não utilizar os componentes nativos, não interage com a infraestrutura de acessibilidade. O leitor de telas não lê a tela diretamente, mas interage com uma camada de acessibilidade que, no Linux, chama-se ATK. O GTK2 interage com esta camada,então, é acessível. Bom, tenho um conhecimento superficialíssimo sobre o assunto, então, não sei que outros motivos poderia haver. Não há nenhum problema com Python. aliás, digo-lhe de que Python é a solução, visto que o leitor de telas é escrito em Python!