Acabei de observar uma importante melhoria aqui no 11.10.

Tenho um bom número de DVDs gravados no HD e agora eles funcionam
diretamente no totem, sem dar travamentos na troca de 'faixas' e eu *não
instalei o restricted extras* e nenhum pacote adicional.

Antes, nem com o restricted extras, nem com mplayer, vlc, smplayer, scripts
que encontrei na net, etc isso acontecia. Até dava pra assistir mas na
transição entre 'faixas' sempre engasgava uns 3-10 segundos ou o idioma,
mesmo escolhendo no menu, não ficava correto, e outros problemas similares.
Pra assistir um DVD aqui de modo decente eu era obrigado a entrar no Seven
(embora lá eu também precisasse instalar N coisas adicionais, incluindo
klite megacodec pack pra funcionar, mas funcionava).

Resumindo: títulos do dvd, menu, áudios de idiomas e outros itens
traduzíveis agora funcionam 'out-of-the-box'.
Mas suponho que este avanço esteja relacionado ao novo kernel, não
exatamente ao Ubuntu 11.10.

 <http://twitter.com/wmaior>