tentei usar o jasmine mas me pareceu uma solução doméstica.

atualmente ESTUDO a solução para usar no UBUNTU:
1) instalar as impressoras no CUPs (num IBM)
2) utilizar o samba pra compartilhá-las (inclusive com clientes Windows)
3) o samba irá autenticar os usuários no LDAP (pedir senha na hora de imprimir)
4) o pykota analisa os logs do samba e gera relatórios consumo/usuário.

a solução curipira (em www.softwarepublico.gov.br) está muito próxima disso:
* Debian     vs. 4.0 (etch)
* Samba     vs. 3.0.2x
* Apache    vs. 2.x
* Cups        vs. 1.3.x
* Pykota     vs. 1.24
* PHP         vs. 5.x
* PostgreSQL  vs. 8.x

o PROBLEMA é que parece que a comunidade curupira está às MOSCAS, os
manuais são ANTIGOS e acho que a tempos o software não sofre manutenção.