A coisa está um tanto confusa por aqui. Então, vejamos:

Se, no terminal, faço "/usr/bin/env lua", o terminal de Lua é aberto, então, este é o comando correto.

Se, estando em /home/luciano/fontes/lacuna", faço: "lua lacuna.lua", o script roda normalmente.

Se, tendo incluído como linha inicial "#!/usr/bin/env lua", chamo ./lacuna.lua ele diz que o arquivo não foi encontrado.

Se retiro a linha #!/usr/bin/env lua, ele não dá a mensagem de que o arquivo foi encontrado. Executa o arquivo como se fosse um shellscript, mas como se trata de um script Lua, não reconhece os comandos que lá estão.

Tentei os comandos que me enviou. Eles não funcionaram, mas a bem dizer, considerando que o problema se deu antes disso, não deveriam mesmo funcionar.

Eu entendi o que você propôs. Estou certo de que funcionará, mas confesso que não é exatamente aquilo que eu pensava.

Gostaria de instalar e desinstalar o meu programa. O shell de instalação deve copiar os arquivos de /home/luciano/fontes/lacuna para /usr/local/share/lacuna.

Eu tinha pensado nos links simbólicos. Mas pensando melhor, eles não são uma boa idéia. O script recebe parâmetros e o link simbólico não será capaz de os processar.

Então, devo incluir /usr/local/share/lacuna no PATH do sistema. Para tanto, devo acrescentar ao fim de ./.bashrc as linhas que me sugeriu. Não sei como um script de instalação poderia acrescentar este comando ao fim do arquivo. Mas realmente penso que deve existir alguma solução. Mas se a coisa já tem suas complicações para o arquivo de instalação, como ficaria o shell de desinstalação? Mesmo que houvesse algum modo de processar o arquivo ./.bashrc, não terei a certeza se conseguirei remover as linhas acrescentadas.

Se eu não remover as linhas acrescentadas, não penso que haverá maior impacto, mas gostaria de não deixar sujeira após a desinstalação.

Será que, para ter tudo isso, tenho mesmo de criar um pacote deb? Será que o dpkg-deb adiciona os caminhos ao path automaticamente e, quando o pacote é desinstalado, ele suprime tais caminhos?

Se os pacotes deb adicionam e removem caminhos do path automaticamente, eu os preferirei. Não são propriamente complicados, apenas preciso estudar um pouco.