On 18 Nov 2011 05:28, "Luciano de Souza" <luchya...@gmail.com> wrote:

> Caros,
>
> Tenho o Ubuntu em uma partição ext4, o Home, em ext4 e o Windows em NTFS.
Antes de ontem, tive um probleiminha no Ubuntu e por isso, não conseguia
acessar, pelo Windows, os dados de minha partição ext4. Então,
pergunto-lhes:

> 1. Qual seria a desvantagem em ter uma partição Home em NTFS, portanto,
visualizável por ambos os sistemas?

Existe: Microsoft.

O suporte ao NTFS não é completo no Linux, porque Redmond não publica as
especificações internas desse FS; dessa forma, um problema mais sério não é
solucionável pelo Linux.

> 2. Há alguma solução simples para navegar por partições ext4 no Windows?

Há programas win32 que montam partições Ext4, mas como fazem seis anos que
não uso Windows, nisso só o Google, a tentativa e o erro podem te ajudar.

> 3. O que é mais recomendável: NTFS no Linux ou ext4 no Windows?

NTFS no Windows, Ext4 com journaling no Linux e FAT32 para compartilhar
dados.