Esquisito. Tente abrir o synaptic pelo próprio console para ver se não
aparece o erro. As vezes alguns programas mandam mensagens de erro
para o console, aí se abrimos pelo ícone não vemos essas mensagens.

Para listar os pacotes sem interface gráfica tem o dselect (apt-get
install dselect), não sei se é agradável o suficiente e se o apt-get
tem equivalente. Para procurar podes usar apt-cache search
palavra-chave