Presto,

Faltou você informar a quantidade de memória RAM e sobre a possibilidade ou
não de fazer um upgrade de memória.

O Windows XP, mesmo com todos os seus defeitos, costuma rodar muito bem (em
termos de velocidade) na maioria dos hardwares existentes atualmente.
Você comentou que a máquina começou a ficar lenta no XP. A minha dúvida é
se essa lentidão é realmente do XP ou se é causada por algum fator externo
como... vírus.

Pelas informações que você passou até agora, a minha sugestão seria você
fazer um teste com o Xubuntu.

[]s
Ronan