Então Claudio, problema de MBR não faria o monitor desligar, o máximo que
causaria era ficar numa tela preta, a não ser que ele forçasse o
desligamento da máquina, aí sim desligaria o monitor. Por este motivo que
desconfio do xorg.conf, pois os monitores desligam caso venha uma
configuração errada, que por sinal, ele ainda existe sim, e não é
necessariamente uma ferramenta de um driver proprietário que cria ele,
basta dar um "X -configure" que ele aparece.

Uma pergunta: você utiliza outro sistema operacional neste computador?

Insisto: dá uma olhada se o xorg.conf não tá lá realmente amigão.... não
vou sossegar enquanto você falar que não está hehehehehe....

Abraços