Em 7 de dezembro de 2011 09:04, Reinaldo <tiraduvidasce...@yahoo.com>escreveu:

> Olá Paulo,

Olá

> obrigado pelas dicas !

Disponha.

> Logo qdo abri pela primeira vez o Ubuntu, apareceu uma série de arquivos
> (uns 180 MB) para ser
> atualizado .. Acabei não atualizando nada ... achei que talvez não fosse
> necessário (sabe aquela coisa
> do Windows de ter um monte de pacotes que só vão ocupando espaço no HD ?).

Atualizações de segurança são importantes, independente de qual sistema
você esteja usando. Uma maneira de você contornar problemas de espaço
excessivo ocupado por pacotes, é apagando os arquivos .deb da pasta
/var/cache/apt/archives/.
É nessa pasta que o sistema guarda os pacotes baixados pelos Synaptic,
Central de programas, apt-get ou aptitude. Depois de instalados eles são
guardados no caso de ser necessária alguma reinstalação. Quase nunca é.

Uma opção pra limitar o espaço utilizado por esses arquivos é colocar a
pasta /var numa partição separada. Mas isso já é pra quem tem mais
experiência com o sistema.

> Então qdo indicar atualizações (não sei agora como acessar de novo tal
> janela), é melhor então baixá-las ?

Você pode abrir o Gerenciador de atualizações, o Synaptic, ou fazer as
atualizações "na unha" via terminal.

Abraço.

--
Paulo de Souza Lima
Técnico em Eletrônica e Administrador

"Para que as pessoas conquistem a paz em suas relações, a paz espiritual e
a paz entre os povos, é preciso que antes se ganhe a batalha interna das
virtudes sobre os defeitos" - Talal Husseini - Filósofo Acropolitano

"For people to achieve peace in their relationships, spiritual peace and
the peace among people, it's necessary, earlier, to win the internal battle
between virtues and defects" - Talal Husseini - Acropolitan Philosopher